default-logo
Amendoeiras em flor

As amendoeiras já estão em flor. Vamos?

 

As amendoeiras em flor são um espetáculo natural que merece ser admirado. É a natureza que se renova – mais colorida, pura e serena! Vai um passeio?

 

Todos os anos, com um compasso certeiro e leal, a natureza começa a despertar de um longo inverno cinzento, frio e chuvoso para uma primavera colorida, fresca e amena.

É como se fosse um chamamento quase irresistível, que nos convida a sair ao encontro da natureza. E desengane-se quem pensa que é só de beleza que se trata (como se não bastasse!). São inegáveis os efeitos benéficos que a luz e o sol exercem sobre o nosso estado de espírito e sobre a nossa saúde.

Já começamos a antever aquela alegria dos dias de sol, mais quentes e com mais vida. Não é por acaso que no verão há tendência para um melhor humor e, no inverno, para mais introspeção (exceções à parte, claro).

Assim, quando dizemos que a primavera nos aquece a alma e o coração, não falamos só metaforicamente ☺

E não há nada melhor do que celebrar a renovação da natureza com uma excursão às Amendoeiras em Flor! Não podíamos deixar de as incluir na nossa programação. E antes de pôr os pés ao caminho, vamos percorrer algumas curiosidades e factos interessantes!

Começando pelo início, sabia que existe uma lenda associada às Amendoeiras em Flor? Pois é. Não só existe, como é comovente. Trata-se de uma história de amor que representa um dos maiores símbolos de devoção. E, como todas as histórias de amor, são inspiradoras.

 

Como começou?

A história remonta aos tempos em que Portugal ainda não existia, e o Algarve ainda pertencia aos árabes. Esta lenda ocorre durante o reinado do jovem Ibn-Almundim, que se apaixona por uma jovem princesa chamada Gilda, vinda do Norte da Europa.

Esta princesa era tão bela que todos a chamavam “A Bela do Norte”. O rei conseguiu conquistar o seu coração e casaram.

Eram tremendamente felizes. O amor que os unia era forte e profundo, e nada lhes faltava.

Contudo, um dia, sem qualquer razão aparente, a princesa adoeceu. Sentia-se sem forças, triste e chorava muito. O rei, desconhecendo a razão, sentia-se desesperado por ver a sua amada infeliz. Até que um dia soube o motivo.

Foi quando um prisioneiro oriundo das mesmas terras da princesa pediu para ser recebido pelo rei. É então que esse prisioneiro revela que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. Este prisioneiro revela também que a solução estava ao alcance do rei: bastaria que mandasse plantar amendoeiras em todo o reino. Assim, quando florissem, dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada.

Assim dito, assim feito. O rei tratou logo de providenciar as amendoeiras e, na primavera seguinte, a princesa sentiu as suas forças regressarem ao ver as terras cobertas de branco, que julgou ser neve.

Se esta história o arrepiou, não deixe de ver o vídeo sobre esta lenda em baixo. E veja com som, porque a música impulsiona a história até à lágrima ☺

 

 

E se quiser consultar na íntegra o texto desta lenda, poderá encontrá-lo aqui.

É por isso que as amendoeiras são um dos símbolos da região do Algarve mas, de Norte a Sul de Portugal, podemos encontrar cenários onde a natureza se expressa igualmente.

A nossa excursão vai percorrer alguns dos locais mais conhecidos pelas Amendoeiras em Flor. E viajar em grupo é sempre melhor – a troca de experiências e a beleza partilhada enriquecem muito a viagem.

Partiremos da Póvoa de Varzim, passando por alguns locais de paragem (Braga, Vila Nova de Famalicão, Trofa e Porto), tendo como destino os seguintes locais:

 

  • Amarante
  • Vila Real
  • Pópulo
  • Alijó
  • Pinhão
  • Penedono
  • Trancoso
  • Pinhel
  • Figueira de Castelo Rodrigo
  • Vila Nova de Foz Côa
  • Vila Flor

 

Serão dois dias de diversão e de comunhão com a natureza, em pensão completa (incluindo bebidas nas refeições).

O alojamento e jantar será no Hotel Turismo de Trancoso**** – um espaço de design contemporâneo que casa na perfeição com os espaços verdes e a monumentalidade envolvente. O melhor para descansar e saborear a gastronomia regional de excelência!

Amendoeiras em flor - Hotel Turismo de Trancoso

Hotel Turismo de Trancoso

Haverá também tempo livre para visitar a Feira de Produtos Regionais, para que possa continuar a saborear o prazer da viagem depois do regresso.

Portugal merece ser descoberto, conhecido e valorizado – a as Amendoeiras em Flor são o mote perfeito para viajar.

E, tal como a Princesa da Lenda, vamos sentir as nossas forças renovadas ao contemplar o imenso panorama branco e florido pelos campos!

Dias 4 e 5 de março, a natureza espera por nós. Podemos contar consigo? ☺

Rondatur
Somos uma agência de viagens especializada em fazer o mundo sorrir para si!
  1. carlos oliveira Reply

    E o preço?

    • Rondatur Reply

      Bom dia, Carlos Oliveira! Muito obrigado pelo seu comentário. O preço desta excursão é de 150 euros por pessoa. Estamos ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento que necessite. Alguma dúvida, pode contactar-nos através do telefone 252 615 785. Muito obrigado!

Deixar um comentário

*